sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Projeto de Interiorização 2015 da NCST-RS – Evento I – Candiota –

Esta semana começou de forma muito especial para a Nova Central-RS, principalmente, esta segunda-feira, que marca o início dos eventos do Projeto de Interiorização 2015 que acontecem nos dias 19, 21 e 23 de outubro, em Candiota, Santa Maria e Passo Fundo, respectivamente.

No dia 19/10, o evento foi na nova Delegacia Regional da NCST-RS, na cidade de Candiota, região da Campanha do estado. Uma caravana composta por diretores, funcionários, palestrantes e assessores, rumaram de Porto Alegre para estar ao lado dos trabalhadores do interior.
A mesa de abertura foi formada pelo anfitrião, presidente do Sindicato de Mineiros de Candiota, Wagner Pinto, pelo presidente da Nova Central-RS, Oniro Camilo, Mariazinha Hellmeister, representando o presidente da Nova Central, José Calixto Ramos, os advogados Airton Forbrig e Tiana Soares, o diretor de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio, e o consultor sindical, João Trevisan.
O presidente Wagner abriu os trabalhos saudando os companheiros e companheiras de sindicatos da região.
O presidente da Nova Central-RS, Oniro Camilo, disse que esse é o primeiro passo para um contato mais próximo da base e que a central está aberta a todos, prova disso são estes eventos, que levam formação e informação às bases, muitas vezes, distantes das capitais.
Mariazinha Hellmeister expôs a sua satisfação de representar a Nova Central e a luta que o movimento sindical trava no Congresso.
Airton Forbrig falou que os trabalhadores estão sendo prejudicados com a perda de direitos nos últimos anos.
A primeira palestra do evento em Candiota foi de José Reginaldo Inácio que falou da estrutura e articulação política do movimento sindical.
Em seguida o presidente da NCST-RS, Oniro Camilo, explanou sobre a Carta de Princípios da NCST, também destacou as ações de mobilização contra o Marco Regulatório da Mineração e reforçou a importância da aproximação com os trabalhadores que estão longe das capitais.
A parte da tarde começou com a palestra do companheiro João Trevisan, que é ligado aos movimentos sociais, que falou sobre sindicalismo e atuação dos dirigentes nas entidades.
Logo, foi a vez da Dra. Tiana Soares, do Forbrig Advogados Associados, falar sobre Aposentadoria Especial e a Legislação sobre Acidentes de Trabalho na Previdência.

A conclusão da Nova Central-RS para este primeiro dia de trabalho foi muito positiva, “os trabalhadores foram muito receptivos, o que reforça nossa ideia de continuarmos com os eventos e de que estamos no caminho certo na aproximação efetiva com o trabalhador, que estamos promovendo”, ressaltou o presidente Oniro.