quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Projeto de Interiorização 2015 da NCST-RS - Eventos II e III - Santa Maria e Passo Fundo

Santa Maria
Em continuidade aos eventos do Projeto de Interiorização da NCST-RS 2015, no dia 21/10 aconteceu o evento em Santa Maria, da Nova Central-RS, em conjunto com a Delegacia Sindical da Região Central, composto por quatro palestras com temas importantes para os trabalhadores (as).
José Reginaldo Inácio, a explanação foi sobre conjuntura econômica e o cenário político no Brasil, a Dra. Tiana Soares, falou sobre o impacto da legislação e o sistema previdenciário para os trabalhadores, isto na parte da manhã.
No retorno, à tarde, o consultor sindical João Trevisan falou sobre a prática do dirigente sindical com o 'ônus e bônus' da função e depois Guilherme Portanova explanou sobre o planejamento previdenciário para a classe trabalhadores.
Ao final da programação, o presidente Oniro Camilo falou sobre a carta de princípios da NCST e também sobre a dinâmica de funcionamento da Nova Central.
A companheira Mariazinha Hellmeister, da Contratuh e Nova Central, participou com intervenções e mediação dos trabalhos, junto com a companheira Rejane Cabral.
A platéia participou com perguntas demonstrando o interesse pelos tema e elogiando a participação dos palestrantes.
A Nova Central-RS agradece a presença de todo e a acolhida oferecida pelo Secothur através da presidente, Angela Machado, e da Rejane Cabral, nossa Secretária da Mulher e responsável pela Delegacia Regional da Região Central da NCST-RS e que proporcionaram um belo evento.
Nosso agradecimento, também aos palestrantes Reginaldo Inácio, João Trevisan, Tiana Soares e Guilherme Portanova, e à presença da companheira Mariazinha Helmeisters e o companheiro Júlio que estão nos acompanhando nessa jornada.
O presidente Oniro Camilo ao final salientou que, "sem a ajuda de todos não teríamos alcançado os objetivos e tanto êxito no evento". Agora, rumo a Passo Fundo.



Passo Fundo
Na sexta-feira, 23/10, a Nova Central-RS, em conjunto com a Delegacia Sindical da Região Planalto, liderada pelo companheiro Gilberto Godoy, ofereceu aos presentes o terceiro e último  evento da rodada inicial do Projeto de Interiorização 2015, continuando com a dinâmica de  quatro palestras sobre temas importantes para os trabalhadores(as), em Passo Fundo. O evento ocorreu nas instalações do Sest/Senat e teve a presença de sindicatos da região e movimentos sociais.
O evento iniciou-se com a explanação sobre conjuntura econômica e o cenário político no Brasil  a cargo de José Reginaldo Inácio, em seguida, a companheira Mariazinha Hellmeister, da Contratuh e Nova Central, falou sobre sua experiência no Sindicato dos Profissionais da Beleza de São Paulo, tendo a mediação dos trabalhos a cargo da companheira Rejane Carara Cabral.
Na parte da tarde, o consultor sindical João Trevisan falou sobre a prática do dirigente sindical com o 'ônus e bônus' da função e depois falou a Dra. Tiana Soares, sobre o impacto da legislação e o sistema previdenciário para os trabalhadores.
Ao final, o presidente Oniro Camilo falou sobre a Carta de Princípios da NCST e também sobre a dinâmica de funcionamento da Nova Central e agradeceu a todos os que contribuíram com o projeto, a começar por José Calixto Ramos, presidente da Nova Central, aos palestrantes e equipe de apoio. Este projeto, será estendido para outras regiões do estado.

Filiação
Durante o evento do projeto de interiorização, em Passo Fundo, aconteceu a surpresa da filiação do Sindicato dos Eletricistas de Passo Fundo. 
O presidente Luis Carlos Charão disse que a já há algum tempo vinha com essa intenção e com a abertura da Delegacia Regional do Planalto, liderada pelo companheiro Gilberto Godoy, mais o evento feito na cidade, ficou convencido de que a Nova Central Sindical de Trabalhadores se preocupa com a base. 
O presidente Oniro Camilo deu as boas-vindas e disse que "a Nova Central-RS é independente de partido político e governo e não leva ninguém 'a cabresto' (preso) e que é um orgulho fechar essa etapa com um novo filiado".


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Projeto de Interiorização 2015 da NCST-RS – Evento I – Candiota –

Esta semana começou de forma muito especial para a Nova Central-RS, principalmente, esta segunda-feira, que marca o início dos eventos do Projeto de Interiorização 2015 que acontecem nos dias 19, 21 e 23 de outubro, em Candiota, Santa Maria e Passo Fundo, respectivamente.

No dia 19/10, o evento foi na nova Delegacia Regional da NCST-RS, na cidade de Candiota, região da Campanha do estado. Uma caravana composta por diretores, funcionários, palestrantes e assessores, rumaram de Porto Alegre para estar ao lado dos trabalhadores do interior.
A mesa de abertura foi formada pelo anfitrião, presidente do Sindicato de Mineiros de Candiota, Wagner Pinto, pelo presidente da Nova Central-RS, Oniro Camilo, Mariazinha Hellmeister, representando o presidente da Nova Central, José Calixto Ramos, os advogados Airton Forbrig e Tiana Soares, o diretor de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio, e o consultor sindical, João Trevisan.
O presidente Wagner abriu os trabalhos saudando os companheiros e companheiras de sindicatos da região.
O presidente da Nova Central-RS, Oniro Camilo, disse que esse é o primeiro passo para um contato mais próximo da base e que a central está aberta a todos, prova disso são estes eventos, que levam formação e informação às bases, muitas vezes, distantes das capitais.
Mariazinha Hellmeister expôs a sua satisfação de representar a Nova Central e a luta que o movimento sindical trava no Congresso.
Airton Forbrig falou que os trabalhadores estão sendo prejudicados com a perda de direitos nos últimos anos.
A primeira palestra do evento em Candiota foi de José Reginaldo Inácio que falou da estrutura e articulação política do movimento sindical.
Em seguida o presidente da NCST-RS, Oniro Camilo, explanou sobre a Carta de Princípios da NCST, também destacou as ações de mobilização contra o Marco Regulatório da Mineração e reforçou a importância da aproximação com os trabalhadores que estão longe das capitais.
A parte da tarde começou com a palestra do companheiro João Trevisan, que é ligado aos movimentos sociais, que falou sobre sindicalismo e atuação dos dirigentes nas entidades.
Logo, foi a vez da Dra. Tiana Soares, do Forbrig Advogados Associados, falar sobre Aposentadoria Especial e a Legislação sobre Acidentes de Trabalho na Previdência.

A conclusão da Nova Central-RS para este primeiro dia de trabalho foi muito positiva, “os trabalhadores foram muito receptivos, o que reforça nossa ideia de continuarmos com os eventos e de que estamos no caminho certo na aproximação efetiva com o trabalhador, que estamos promovendo”, ressaltou o presidente Oniro.

Atividades: setembro/15






Atividades: agosto/15




Atividades: julho/15




Atividades: junho/15



Atividades: maio/15



Maio/15: Oniro Camilo é o novo presidente da NCST-RS

O presidente nacional da Nova Central, José Calixto Ramos, reuniu-se com a diretoria da Nova Central-RS, na terça-feira, 12/05. Na pauta, a leitura do estatuto e a condução do 1º vice-presidente, Oniro Camilo à presidência da NCST-RS, em substituição ao presidente Valter Souza, que faleceu há duas semanas.
Logo no início, o presidente Calixto pediu um minuto de silêncio em respeito a memória do presidente falecido no Dia do Trabalhador, em evento alusivo à data.
Oniro lamentou o fato de assumir nessa condição e pediu a todos os diretores o apoio para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo 'companheiro Valter'.
O presidente Calixto falou, também, da pauta nacional e a articulação das centrais contra a situação de perdas de direitos que os trabalhadores estão vivendo. O presidente Oniro concluiu que fará sua gestão lutando para serem cumpridos os princípios da Carta de Butiá Valter Souza.