segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016


Movimento Sindical unido em pautas de mobilização dos trabalhadores

A Nova Central-RS participou nesta manhã, através dos diretores Rejane Carara Cabral e Telmo Camargo, de uma reunião com as centrais sindicais Força Sindical e UGT e o movimento estudantil, a respeito da pauta conjunta de mobilização dos movimentos sindical e social, na sede da Força Sindical. 
Os movimentos discutiram a manifestação do dia 1º de março, em torno da votação do Piso Mínimo Regional 2016 e do protesto, marcado para às 10h do mesmo dia, em frente ao Banco Central (em Porto Alegre) contra os juros abusivos e os altos índices de desemprego no Brasil.
Outra proposta foi o chamamento do movimento sindical para participar da audiência pública do MPT, no dia 7 de março, às 14h, tendo como pauta o Financiamento Sindical, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa-RS.

Também está sendo programada uma grande paralisação dos trabalhadores no dia 27 de abril. Para tanto, as centrais estão agendando várias reuniões, ao longo do mês de março.
Acesse a página da Nova Central-RS no 
Facebook e a Web Radio, clicando nas imagens ao lado!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

NCST-RS participa de Seminário Regional de Energia e Saneamento no Paraná

O presidente da NCST-RS, Oniro Camilo está participando, juntamente com o diretor da Nova Central-RS e Secretario Regional da CNTI, Enio Klein, do Seminário Regional de Energia e Saneamento no Estado do Paraná nos dias 25 e 26 de fevereiro a convite da Nova Central nacional e da CNTI, que também é a organizadora, através do DEPAURB. O evento é direcionado aos sindicalistas do setor urbanitário e a dirigentes sindicais das demais categorias interessadas no assunto.

Os temas centrais do Seminário são: o estado atual do setor do saneamento no Brasil; os efeitos da crise hídrica e seus reflexos no meio ambiente, no consumo e na economia brasileira; energia elétrica – consumo e prevenção / ensaio elétrico – arco voltaico; o estado atual do setor elétrico brasileiro e os efeitos da crise energética na economia e no cotidiano brasileiro.
Para o presidente Oniro, “é muito importante participarmos de eventos deste porte, que congrega sindicalistas de todo o Brasil em torno de temas relevantes para a classe trabalhadora e população em geral”, e continua, “a Nova Central-RS já vem denunciando e trabalhando contra as reiteradas tentativas de privatização no setor da energia, mineração e saneamento, portanto, poder discutir esses e outros temas com outros sindicalistas, em nível nacional, só nos dá mais força na luta!”, enfatiza.
Também presentes, os sindicalistas gaúchos, Larri Lopes e Dercírio Júnior, da NCST-RS; o presidente do SINDIÁGUA, Leandro Almeida; a secretária regional Metropolitana do SINDIÁGUA, Paula Moura e o diretor do Senergisul, Ubiratan Almeida Noble
O evento é dividido em etapas e esta é a segunda. O próximo seminário acontecerá nos dias 17 e 18 de março, no Pará.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

NCST-RS preocupada com a privatização de estatais gaúchas

Nesta tarde, aconteceu uma reunião sobre as privatizações de estatais em troca da renegociação da dívida estadual, nas dependências da NCST-RS. O encontro teve por objetivo analisar as notícias veiculadas no site do Jornal Estadão, que dão força ao processo de privatização no Rio Grande do Sul. Tema combatido pela Nova Central-RS.
Presentes, representantes da Fessergs (Federação dos Sindicatos de Servidores Estaduais do RS), do Sindicato dos Mineiros RS, do Sindicato dos Mineiros de Candiota e da Senergisul.
O presidente da Nova Central-RS, Oniro Camilo, conduziu os trabalhos para buscar alternativas para convencer os governos estadual e federal a bloquearem essa pauta.

Também o programa “NCST-RS Passando a Limpo” deste 24/2, na rádio web da central (www.webradioncst-rs.com.br), versou sobre o tema.

A hora é de mobilização e pressão pelo reajuste do Piso Mínimo Regional 2016

Na terça-feira, 23/2, a Nova central-RS esteve junto com as demais centrais sindicais na Assembleia Legislativa-RS durante o dia todo mobilizada pelo projeto que reajusta o Piso Mínimo Regional 2016.
Na parte da manhã, os diretores Telmo Camargo e Dercírio Junior participaram de reunião com a presidente do Legislativo, Deputada Silvana Covatti-PP, onde foi pedido apoio para o encaminhamento do projeto para entrar na pauta de votação. A presidente comprometeu-se em buscar acordo na reunião de líderes.
Presentes à mesa de negociação e mobilização das centrais, os Deputados Estaduais, Adilson Troca - PSDB, Álvaro Bóesio - PMDB, e Juliano Roso - PSB, que também afirmaram que levarão o assunto e as reivindicações para as respectivas bancadas.
O vice-presidente da Nova Central-RS, Telmo Camargo, falou que “o setor da madeira fechou a convenção com a correção da inflação e que o Piso Regional poderia seguir o mesmo caminho”, enfatizou. Vale lembrar que a proposta de reajuste do Piso, enviada pelo governo Sartori para apreciação dos deputados, é de 9,61%, enquanto as centrais sindicais pedem 11,68%.
Após o encontro, realizou-se visita a todos os gabinetes dos deputados onde foi entregue um documento de apoio ao projeto. Da manifestação, além de Telmo Camargo e Dercírio Júnior, também participaram os companheiros diretores da NCST-RS, Orlando Rangel, Juliano Braum, Paulino Corrêa e Max Fritz.
À tarde os sindicalistas ficaram no saguão do prédio da AL-RS abordando os deputados, na pressão e tentativa de convencimento pela valorização do Piso.
Após muita negociação, entre os parlamentares, ficou decidido que o projeto será votado no plenário, no dia 1º de março.
Portanto, a Nova Central-RS faz uma convocação a todos os filiados, para que se façam presentes na próxima terça-feira, 1º/3, apoiando a mobilização e reivindicando o direito de um reajuste digno para o Piso Mínimo Regional 2016.




sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Amanhã é o Dia D contra o mosquito da Dengue e a NCST-RS está junto na luta

Como todos estão sabendo através da imprensa e de diversas campanhas veiculadas nos mais diversos meios, o mosquito Aedes Aegypt, que até então se achava que transmitia apenas a Dengue, também é vetor da Febre Chikungunya e do Zika Vírus. Este último, altamente perigoso, porque pode ser um dos causadores do surto de microcefalia em crianças recém nascidas, atacando a mãe ainda na gestação.
Portanto, a Nova Central-RS, quer convidar a todos os sindicatos filiados e comunidade em geral para, juntos, combatermos este mosquito. Por enquanto, o combate ao mosquito é a maior arma contra essas doenças.
Na cidade de Butiá, amanhã, sábado 13 e no dia 14 de fevereiro, acontecerá uma gincana de combate ao mosquito, numa promoção da Equipe Hooligans, e que envolverá a comunidade. Também a Nova Central-RS estará presente, apoiando e participando desta maravilhosa iniciativa que, através da brincadeira e da competição, prestará um grande serviço ao município.
Também na web radio estaremos divulgando e prestando toda a ajuda necessária para que a iniciativa seja muito bem sucedida.
Companheiros, orientem seus sindicatos e os trabalhadores que pertencem a eles, para que cuidem de suas casas, eliminem possíveis focos do mosquito, prestem atenção nos lugares de trabalho para que esse bichinho não apareça e prolifere. Só assim, a vida se fará plena e feliz para todos, e não será um simples mosquito que vai diminuir nossa vontade de lutar!
Todos contra o mosquito da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus neste sábado, 13 de fevereiro, o Dia D Contra o Mosquito!!!!!
Já está disponível o novo Informativo da NCST-RS.
Peça o seu pelo e-mail ncstrs.presidencia@gmail.com.